FNP promove ações para implementação dos ODS pelos municípios

 em Notícias, ods

A Associação de Municípios Alemães, em cooperação com Platform e UCLG, promoveu nos dias 1º, 2 e 4 o Connective Cities virtual Dialogue Event: Local Government Associations and their role in localising the SDGs (Associações de Governos Locais e seu papel na localização dos ODS). Além de representantes de 15 associações municipalistas da América Latina, Europa, África e Ásia, o evento contou também com a participação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Nos debates, a entidade compartilhou boas práticas municipais no âmbito do projeto de Fortalecimento da Rede “Estratégia ODS”, coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com Agenda Pública, e com cofinanciamento da União Europeia. O encontro foi a primeira etapa do “processo de aprendizagem de Cidades Conectivas”.

Além das experiências exitosas nos municípios de Atibaia e Francisco Morato, a FNP também participou das discussões sobre os desafios enfrentados pelas entidades municipalistas e pelos municípios na implementação dos ODS.

Ainda no âmbito do compartilhamento de experiências, a FNP esteve presente também no debate virtual com representantes das prefeituras de Teresina/PI, Niterói/RJ e São Paulo/SP, FGV, e Fundação Abrinq, dia 4. A reunião, realizada no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, teve como objetivo o diálogo sobre planejamento municipal e ODS entre nos três municípios, para contribuir na superação de dificuldades e busca por soluções para a implementação dos ODS, em especial no que se refere ao planejamento e monitoramento de implementação dos ODS no nível local.

Durante o encontro, as cidades apresentaram como se deu a institucionalização da Agenda 2030 e suas experiências em planejamento municipal e ODS. Dentre as temáticas discutidas, o desenho de planos municipais orientados pelos ODS e os mecanismos para participação/engajamento da sociedade civil, incluindo Comissão Municipal para os ODS.

A assessora de projetos da FNP, Larissa Cervi, explicou que “essa foi uma primeira reunião e devemos fazer outras, para conseguirmos concretizar essa troca de experiências. Os três municípios têm excelentes experiências nessa temática e produziram materiais de referência que já contribuem com outros municípios que querem trabalhar ou estão trabalhando com ODS. Promover essa troca e articulação entre eles, além de contribuir para aprimorar o que eles têm feito, também ajudará outros municípios na localização dos ODS”.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar