Município de Francisco Morato é o mais novo membro da Estratégia ODS

 em Notícias, ods

O município de Francisco Morato, em São Paulo, passou a integrar a Estratégia ODS na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto. Uma oficina para cerca de 50 servidores públicos marcou a sensibilização dos presentes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como contou com a assinatura do termo de adesão do município ao projeto de fortalecimento da Estratégia ODS, realizada pela Prefeita Renata Sene.

Um dos diferenciais para a adesão de Francisco Morato ao projeto foi o fato de que o plano de governo do município foi elaborado, em 2016, utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como indicadores. Segundo a prefeita, “desde o começo, nós entendemos que o município precisa estar ligado a esses conceitos. Nós precisávamos de um parâmetro para mensurar o desenvolvimento, não só de Francisco Morato, mas integrado a esses objetivos conhecidos globalmente. Nós compreendemos que já existia uma ferramenta para oferecer diretrizes com bases na realidade do município. Nosso trabalho foi alinhar esse instrumento ao plano de governo”.

Na oficina, os participantes receberam uma formação a história dos ODS e sua importância para o planeta até 2030. Além disso, foi realizada uma oficina prática, na qual os colaboradores foram divididos em cinco grupos, e cada um deles recebeu um tema, apontado como relevante para o município, com a missão de alinhá-lo aos ODS, justificando o investimento feito para a população.

Participaram do encontro a Prefeita de Francisco Morato, Renata Sene; o Gerente Municipal para os ODS, Thiago Gabriel de Oliveira; Ricardo Batista e Carlos Delcídio, da Fundação Abrinq, e cerca de 50 representantes da prefeitura local. Com a adesão do município à Estratégia ODS, Renata Sene afirma: “Fico muito feliz ao saber que vamos receber esse apoio, que estamos no caminho certo e que isso vai gerar desenvolvimento para a cidade. Principalmente para as pessoas que mais precisam, pois queremos saber se essas pessoas estão tendo acesso ao que há de melhor na discussão em favor do desenvolvimento sustentável.

O projeto de fortalecimento da Estratégia ODS recebe apoio da União Europeia e tem, como um de seus objetivos, a adesão de 150 municípios até 2021. A partir de agora o novo membro tem acesso a, no mínimo, quatro metodologias exclusivas para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua gestão. Essas metodologias foram elaboradas por um comitê especializado, composto por organizações como Fundação Abrinq, Agenda Pública, Frente Nacional de Prefeitos, Confederação Nacional de Municípios, Agenda Pública e FGVces.

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

  • Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil

Acompanhe a Estratégia ODS

Site: http://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar