Tecnologia pode beneficiar de forma sustentável as cidades

 em Notícias, ods, ods11

 

A sustentabilidade vai além dos impactos ambientais causados pelo crescimento e evolução das cidades; os aspectos sociais também fazem parte da discussão. Caio Vassão, pesquisador do grupo Representações: Imaginário e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, conversou com o Jornal da USP no Ar sobre o conceito de sustentabilidade, o papel da tecnologia e suas vantagens para os municípios.

Segundo o pesquisador, a tecnologia é, ao mesmo tempo, problema e solução. Ela surge como uma nova maneira de organização e produção, que se torna necessária na sociedade. A partir desse conceito, Vassão explica que principalmente a tecnologia digital de computação e telecomunicação modifica as interações sociais, pois possibilita a eficiência e organização na produção, porém torna os processos tradicionais obsoletos e as relações mais superficiais.

A tecnologia também pode atuar em benefício da sustentabilidade das cidades. Como exemplos, Caio Vassão comenta sobre as centrais de monitoramento e controle de caráter urbano, tecnologia já presente no Rio de Janeiro, que visualiza acontecimentos nos municípios em tempo real, o que permite maior velocidade e eficácia em localizar e solucionar os problemas encontrados. Também menciona a automação industrial que, além de aumentar a produtividade global com impactos sociais, econômicos e ambientais imperceptíveis, modificou a dinâmica das cidades com o crescimento da área de comércio e serviços formado pelos antigos operários de fábricas.

Fonte: Jornal da USP 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar